segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quem Gosta de Música?

Trilha Sonora


É como se, sem trilhas, os filmes não estivessem completos. Um filme e a sua música andam juntos. Ma cabe a sensatez do diretor saber quando e qual trilha deve entrar nos "momentos-chave" de um filme.


Em alguns casos, a trilha acaba virando "hino" do filme e, sempre que a escutamos, lembramos da história.
Abaixo, alguns filmes que exemplificam bem a importância das trilhas sonoras.
Começamos com a minha favorita:


Tubarão
(Jaws)


Como já escrevi em um POST nesse Blog, Tubarão é um dos filmes favoritos e, praticamente, a minha introdução aos filmes de terror e até documentários. E, claro, esse filme contou com diversas falhas o que acarretou na aparição do peixe apenas no final do filme. Durante a trama, sabemos quando o assassino está por perto quando obviamente  alguém está na água e começa essa música. Aumenta completamente a sensação de impotência e ansiedade para saber o que vai acontecer. A trilha foi essencial para esse filme! E foi tão marcante que, atire a primeira pedra quem nunca entrou no mar e não começou a "escutar" o tantantantan...




Os Estranhos
(The Strangers)

Esse filme é genial! Um dos meus favoritos de terror, porque é muito aflitivo. E, claro, um dos principais motivos é a trilha, ou ausência dela. Infelizmente não encontrei apenas o trecho que queria, mas ele está no trailer acima da forma que eu queria: SEM TRILHA. Observem o corte que há na trilha aos 45 segundos. Isso nos causa a sensação de realidade, pois em alguns casos, a trilha e colocada de forma tão forçada que nos lembra constantemente que estamos vendo um filme.  Em Os Estranhos, isso acontece diversas vezes, aumentando a nossa aflição, pois nunca sabemos se os assassinos estão por perto ou prontos para atacar. Como eu falei: GENIAL!

O Poderoso Chefão
(The Godfather)

Outro clássico, não apenas o filme, mas a trilha... Ela consegue nos levar a momentos de tensão e calma ao mesmo tempo durante o filme. Não é para menos: ganhou o Oscar de 1973 como Melhor Trilha Sonora Original. 




Guerra Nas Estrelas
(Star Wars)

Essa trilha eu considero outro ótimo exemplo! Sabe por que? Porque eu não gosto de Guerra Nas Estrelas! Pois é... vi poucos episódios da saga e poucas coisas me chamaram atenção. Com exceção, claro, da música. Se eu escutar, não importa o lugar que esteja, essa trilha que remete diretamente a aventura, eu vou saber, sem sombra de dúvidas, que é a trilha do viciante para alguns Star Wars.

Enfim, trilhas são a alma do filme e devem ser escolhidas a dedo assim como são as cenas. 
Essa troca é tão importante que estou pensando em fazer um post sobre o oposto: video clipes que se tornaram curtas... é, quem sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário